Você sabe o que é a Pisa da Uva?
Uma das práticas mais tradicionais do processo de vinificação é a pisa das uvas.
Apesar de ser um costume arcaico, considerado muitas vezes como antiquado, a pisa das uvas ainda é praticado em algumas vinícolas pequenas.
Os mais tradicionais acreditam que amassar as uvas com os pés proporciona melhor qualidade à bebida e vinícolas seculares ainda praticam apenas para os melhores rótulos, principalmente os fortificados do Douro, em Portugal.
No método de pisa das uvas, depois da colheita, elas são depositadas numa espécie de tanque chamado lagares, e pisoteadas.
Uma vez esmagada, a polpa da uva se separa da casca e caroço, dando origem ao mosto. A partir de então, o mosto passa pelo processo de fermentação.
Com a modernização da produção vitivinícola, a pisa das uvas foi substituída por métodos mecanizados, de modo a aumentar a eficiência da produção.
O ato considerado romântico e, de certa maneira, até folclórico, era comum em celebrações do início e final da época de colheita, a vindima.
Mas, por ser uma ação que necessita de muita mão de obra e tempo, hoje, a pisa com os pés é um ato folclórico em muitos locais e em outros, como no Douro, é destinada apenas a grandes vinhos fortificados, pois é apropriada para a produção de exemplares com grande classe e feitos em pequena escala.
Vale mencionar que, como esse método se tornou caro, as vinícolas que ainda o utilizam hoje em dia, geralmente, têm um enorme cuidado higiênico com as pessoas envolvidas em cada etapa do processo para que o resultado faça jus ao valor final do vinho.
Você já participou de uma Pisa da Uva? Conta pra gente!